O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), como o próprio nome já diz, é um programa de iniciação à docência, presente em algumas universidades brasileiras. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) conta com 18 projetos em diferentes cursos de graduação espalhados em 11 Campi em toda a Bahia.
Aqui em Teixeira de Freitas, no Campus X da UNEB o programa funciona em três cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática e Letras Inglês, instalados em alguns colégios da cidade, com o objetivo de iniciar os alunos universitários no universo da docência através de ações participativas no dia-a-dia das escolas, aproximando dessa forma universidade e comunidade. Em virtude da necessidade de avaliar as atividades do PIBID depois de decorrido mais de um ano de funcionamento foi realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro um seminário de avaliação na cidade de Feira de Santana – Bahia.
Do I Seminário de Avaliação Institucional do PIBID/UNEB participaram os coordenadores de área, da Universidade, os supervisores, das escolas, e os bolsistas, iniciantes à docência de todos os projetos em funcionamento desde 2010. Nas fotografias (dos participantes de Teixeira de Freitas, UNEB – Campus X) abaixo estão: da esquerda para direita, Shirley Moreno Lima Rainer, supervisora do PIBID Biologia no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa (Vice-diretora e professora da escola); Rosy Lândia Pereira da Silva, supervisora do PIBID Biologia na Escola Municipal São Geraldo (Professora da escola) e Édila Dalmaso Coswosk, coordenadora de área do PIBID Biologia (Coordenadora e professora do Curso de Ciências Biológicas na UNEB, Campus X). Na foto da direita estão os bolsistas dos cursos de Matemática e Biologia.
O Seminário propiciou a todos o contato com a realidade de outros, pudemos trocar experiências, contemplar maneiras diferenciadas de vivenciar o Programa de Iniciação à Docência e fazer um balanço do nosso lidar com a realidade que temos em nossa cidade. Esse contraste de sotaques, culturas e maneiras de ver o mundo é importantíssimo não só para troca de experiências mas para prestigiar a diferença, a miscigenação que tanto torna rico o nosso povo e o nosso país. Toda a reflexão que fizemos nos será útil para repensar nossas ações no PIBID, a relação entre o PIBID e a Universidade e a profissão do educador que precisa ser resgatada no sentido de sua valorização e do reconhecimento de seu imprescindível papel diante da sociedade, por toda a sociedade e pelos próprios os educadores. Abaixo, mais algumas fotos da viagem à Feira de Santana (Grupo do PIBID/UNEB Biologia, Campus X):